GAP

O Gabinete de Apoio Psicossocial (GAP) da Junta de Freguesia da Marinha Grande (JFMG) constitui-se um instrumento privilegiado de atuação junto da comunidade, disponibilizando informação e mobilizando recursos adequados a cada situação, tendo em vista a promoção da melhoria das condições de vida e o bem-estar da população residente na freguesia.

A funcionar de segunda a sexta, nas instalações da JFMG, disponibiliza de forma totalmente gratuita, um atendimento personalizado nas valências de Apoio Social, Psicologia e Nutrição, às populações da freguesia, através de uma equipa multidisciplinar formada por duas psicólogas, uma socióloga e uma nutricionista, empenhada em encontrar respostas e formas de apoio aos problemas dos marinhenses.

O acompanhamento às famílias e indivíduos com dificuldades na prevenção/resolução de problemas ao nível psicossocial, bem como através do fornecimento de informações e encaminhamento na área dos direitos e deveres sociais assume-se a principal linha de trabalho e atuação do GAP.

Este serviço da JFMG integra ainda um Banco de Ajudas Técnicas dotado de material/instrumentos, que facilitam a reabilitação, autonomia e a reintegração social da pessoa com dependência, na realização das atividades da vida diária, de um modo autónomo, ou menos dependente de terceiros.

A JFMG pretende, através do desenvolvimento do seu GAP, acompanhar, informar, orientar e encaminhar a população que recorre a este serviço. Um projeto que não se limita ao apoio prestado em contexto de consulta, procurando em paralelo, dinamizar atividades e ações de sensibilização voltadas para a comunidade, nas escolas, jardins-de-infância, coletividades, e outros lugares de concentração e convívio das populações.

Uma resposta social reconhecida no concelho da Marinha Grande que, só no ano de 2017, apoio 323 famílias. Um importante pilar da Rede Social da Marinha Grande, cada vez mais procurado, tanto por indivíduos e famílias, como por técnicos e entidades.